terça-feira, 14 de abril de 2009

PROTOCOLOS (Divirtam-se!!!)

Olá galera!

Segue mais matéria.

Bom estudo!

Rodney Idankas


--------------------------------------------------------------------------
PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS


PROTOCOLO TCP/IP

Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo de Internet.


ATENÇÃO
O TCP/IP não é um protocolo.
TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.


O TCP/IP não é um protocolo, e sim um conjunto de protocolos que inclui diversos regramentos especiais para transporte de dados, como o IP, TCP e UDP.

Ele é apenas chamado de TCP/IP, pois o TCP e o IP são os dois protocolos mais importantes incluídos nesse conjunto.




ATENÇÃO EXPRESSÃO DE PROVA
Todo microcomputador, para funcionar em rede, deve possuir um endereço IP. Este endereço IP é um número que identifica um microcomputador.
O número – protocolo – IP é um conjunto de 04 octetos binários, que depois, pelo computador, são transformados em números decimais. Citamos como exemplo de número IP 192.168.0.1. Este IP será atribuído ao microcomputador quando estiver conectado a uma rede.
O entendimento desse tópico é válido para IP versão 4 ou IPv4.




PROTOCOLO TCP

O TCP é a sigla da língua inglesa para a palavra Transmission Control Protocol ou traduzindo para nossa língua: Protocolo de Controle de Transferência.

Trata-se do principal protocolo responsável pela transmissão de dados.

Este protocolo possui diversos controles internos – algoritmo -, tornando-o orientado a conexão, de modo a garantir o não perdimento de dados quando enviados em uma rede.

É o protocolo de maior uso em rede de quando se quer transmitir dados.




PROTOCOLO UDP

O UDP vem da língua inglesa User Datagram Protocol ou, traduzindo, protocolo de transmissão de dados, porém com muitas diferenças em relação ao TCP.

Este tipo de protocolo de comunicação não é orientado a conexão, ou seja, não há qualquer tipo de garantia que o pacote ou dados irá chegar ou não.

A grande vantagem deste protocolo é sua utilização em tempo real, uso de difusão de dados, como voz e dados.

Ele trabalha, em relação ao TCP, de forma muito mais rápida.



PROTOCOLOS USADOS POR EMAILS


PROTOCOLO POP3

O protocolo POP3, da língua inglesa Post Office Protocol, é um protocolo que trabalha no ciclo de recebimentos das mensagens eletrônicas – emails – pegando os emails da Internet e colocando-os em seu computador.



Esse protocolo é utilizado para que os usuários possam facilmente acessar as suas caixas de mensagens de emails em um servidor em outro local de uma rede, ou seja, ele faz a conexão de um computador a um servidor, descarregando o conteúdo de emails no computador do usuário.


Para isso, é necessário que o microcomputador do usuário esteja executando um programa aplicativo gerenciador de emails.

São programas gerenciadores de email:


· OUTLOOK EXPRESS: programa de computador integrado ao sistema operacional Windows XP;
· WINDOWS MAIL: programa de computador integrado ao sistema operacional Windows Vista;
· THUNDERBIRD: programa independente, podendo ser executado em qualquer sistema operacional, como Windows, Linux, Apple Mac OS etc.



PROTOCOLO SMTP


O protocolo SMTP, da língua inglesa Simple Mail Transfer Protocol, é o protocolo padrão de fato para envio de e-mail por meio da Internet, ou seja, trabalha no ciclo de envio de mensagens eletrônicas.

Trata-se de um protocolo pouco complexo, baseado em digitar textos simples, em que um ou vários destinatários de uma mensagem eletrônica são especificados para envio, sendo a mensagem transferida posteriormente, após pressionar a tecla Enviar/Send dos gerenciadores de email.





PROTOCOLO IMAP


O IMAP, da língua inglesa Internet Message Access Protocol, é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3 e SMTP.

O uso deste tipo de protocolo permite que as mensagens fiquem armazenadas no servidor de emails e o usuário do computador pode ter acesso às suas pastas e mensagens em qualquer computador conectado na Internet, tanto por webmail como por cliente de correio.

Os provedores de email na Internet usam o serviço de webmail, para que possamos acessar o webmail, utilizamo-nos de protocolo HTTP, principalmente.




PROTOCOLOS USADOS EM SERVIÇOS DE INTERNET/INTRANET

PROTOCOLO HTTP

O acrônimo HTTP advém do termo inglês Hyper Text Transfer Protocol, trata-se do protocolo de transferência de Hipertexto da camada de “Aplicação” do modelo OSI, utilizado para transferência de dados na World Wide Web.

É igualmente importante que conheçamos o que vem a ser esse modelo OSI.

Esse é o protocolo da World Wide Web – WWW –, que tem por objetivo transferir dados de hipermídia da Internet para o computador que está acessando páginas de Internet ou da Intranet.

Resumindo, esse protocolo HTTP permite que naveguemos em páginas da WEB por meio de hyperlinks, ou seja, por vínculos entre páginas que utilizam os textos, as figuras e os objetos para criar esses vínculos entre páginas de Internet ou Intranet.




PROTOCOLO HTTPS

O acrônimo HTTPS advém do termo inglês Hyper Text Transfer Protocol Secure e significa protocolo de transferência de texto em hipermídia com uma camada de segurança por criptografia.

Trata-se de uma implementação de segurança sobre o protocolo HTTP por meio de uma camada que recebe o nome de SSL - Secure Sockets Layer – conhecida como camada de soquete segurança em software.

Essa camada adicional de segurança por software permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais.

É comum que, quando usamos a Internet, por exemplo, e observamos a figura de um cadeado no BROWSER – navegador de Internet como o Internet Explorer ou FireFox –, temos a certeza de que os dados transferidos entre a Internet e o microcomputador do usuário estão seguros, ou seja, estão criptografados, dificultando a revelação do conteúdo da informação caso a comunicação seja interceptada por algum hacker.

Uma das formas de análise de questão de prova, quando essa questão é apresentada em forma de gráfico, é procurar no navegador de Internet o protocolo HTTPS na URL ou o desenho de um cadeado.




PROTOCOLO FTP


A sigla FTP advém de do termo em inglês File Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Arquivos “completos”.

É um protocolo que trabalha de forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos completos, sendo uma das mais usadas na Internet ou na Intranet quando desejamos baixar programas que estejam em outro ambiente computacional.

O nome FTP pode ter alguns significados. Às vezes, o FTP pode se referir tanto ao protocolo de transferência de arquivos quanto a um tipo de programa que o serve para transferir arquivos do ambiente local para outra rede e vice-versa.

A transferência de dados em redes de computadores envolve, normalmente, transferência de arquivos e pastas e acesso a sistemas remotos.



ATENÇÃO
O FTP é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos e pastas completos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos arquivos.


Normalmente, para se atualizar conteúdos de sítios eletrônicos – sites – na Internet ou na Intranet é utilizado o protocolo FTP.

Quando enviamos arquivos para o servidor, dizemos que estamos fazendo um UPLOAD; quando recebemos arquivos, dizemos que estamos realizando o DOWNLOAD.



PROTOCOLO IP

O protocolo Internet Protocol ou Protocolo de Internet é um número padronizado que representa um computador de uma rede.

Este número, na versão IP versão 4 ou IPv4, é representado da seguinte forma:

192.168.0.1

A versão 4 do protocolo IP é verificada pelo conjunto de 04 números decimais que podem variar entre 0 e 255, o que equivale ao tamanho de 01 byte.

Lembramos que o byte representa o conjunto de 08 bits. Se houvesse a transformação do número decimal apresentado em bits, teríamos a seguinte representação:

11000000.10101000.0.1

É isso mesmo! Os números IP a seguir são os mesmos, ou seja, tanto a representação decimal quanto a representação binária.

192.168.0.1 = 11000000.10101000.0.1


ATENÇÃO EXPRESSÃO DE PROVA
É por isso que dizemos que o IP ou IP versão 4 – IPv4 – é o conjunto de 04 octetos binários. O protocolo IP é conhecido como protocolo roteável de Internet por permitir a identificação de rede e de computadores.


Em uma rede, não podemos ter endereços IP iguais, caso isto ocorra, haverá a paralisação destes computadores no sentido de eles não poderem mais se comunicar por rede. Caso ocorra em computadores da mesma rede local os mesmos números IP, ou seja, que haja repetição de endereços IP em uma LAN, os computadores com esses números iguais funcionarão de forma autônoma, mas não em rede por haver conflito.

O protocolo IP obedece a uma regra de formação em sua numeração. Essa regra chama-se CLASSE IP. Temos 05 classes IP disponíveis:

· Classe A: o primeiro byte ou octeto deve estar compreendido entre 1 e 126;
· Classe B: o primeiro byte ou octeto deve estar compreendido entre 128 e 191;
· Classe C: o primeiro byte ou octeto deve estar compreendido entre 192 e 223;
· Classe D: o primeiro byte ou octeto deve estar compreendido entre 224 e 239;
· Classe E: o primeiro byte ou octeto deve estar compreendido entre 240 e 254.

As classes D e E são especiais. A classe D não pode ser usada para computadores e a classe E está reservada para projetos futuros na Internet.


ATENÇÃO
O endereço IP que começar com 127.x.y.z (não importa o valor das variáveis) é conhecido como Loopback, referindo-se ao próprio computador. Esse endereço também serve para verificar a funcionalidade da placa de rede do computador do usuário.

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Professor:
Sou um usuário e admirador do seu nobre trabalho. Se me permite, gostaria de salientar que os órgãos públicos estão cada vez mais adeptos do software livre. No último concurso da PRF as questões de informática tiveram a seguinte distribuição: writer - 1; calc - 1; impress - 1; noções gerais do s. livre - 1; segurança - 1; mozila firefox - 1; mozila thunderbird - 3; mista - 1. Penso que seria muito proveitoso se esses temas fossem mais explorados pelo senhor. Agradeço
Josué Almeida - josuesal@ig.com.br
Obs. tentei me inscrever, não deu certo, por isso estou anônimo. Depois tento de novo. Segue outro e-mail.

Thaidna Sales disse...

descobri esse blog hoje e ele tá sendo realmente muito útil! MPU me aguarda!! Muito Obrigada pelo material...

Thaidna Sales disse...

me surgiu uma dúvida sobre esse assunto ...
segundo uma das minhas apostilas, o protocolo FTP (Protocolo de Transferencia de Arquivos) está na camada de Aplicação do TCP/IP ...
mas se ele é um protocolo de transferencia de dados, porque então ele não faz parte da camada de transporte?

agradeceria muito se vc pudesse me esclarecer...

thaidna_sales@hotmail.com

Anônimo disse...

Professor,parabens muito legal essa sua aula,estraordinario,entedi tudo qualquer pessoa jah sai com o conhecimento.
vai ajudar muito na prova da mpu
msn:jonaspb91@hotmail.com

uma dica o melhor estudo que tem pessual e voces procurar questoes e provas antigas tente responder vai ajudar muito

Anônimo disse...

Professor por favor me ajuda,
o dhcp ele e um protocolo ?
ele serve para mandar os ip dinamico para as maquinas /ele e um protocolo

email:jonaspb91@hotmail.com

Apostilas da net disse...

professor e protocolos diplomaticos o que seria??? se puder me responder por email

leo-motta1@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá prof. lá em cima primeiramente fala que TCP/IPn é um protocolo e depois fala que é..não entendí...

Anônimo disse...

hahahahahahaha

Lucas Ferreira disse...

Olá professor,

Me surgiu uma dúvida quanto a essa matéria..

No caso, a Intranet utiliza os mesmos protocolos que a internet? E se "não utiliza", quais são eles?

pode responde pra esse e-mail ó lucasft_@hotmail.com

Obrigado

Lucas Ferreira disse...

Olá professor,

Me surgiu uma dúvida quanto a esse conteúdo..

No caso, a intranet utiliza os mesmos protocolos que a internet ou tem diferença? E se tem diferença quais são os utilizados pela intranet.

e-mail: xlucasft22@gmail.com

Obrigado