terça-feira, 1 de março de 2011

DICAS PARA AS PROVAS DE INFORMÁTICA DA VUNESP - INFORMÁTICA - CONCURSO PÚBLICO - PROVA

Prezados blogueiros e concurseiros.

É com grande alegria e responsabilidade que compartilho um pouco sobre os principais tópicos que poderão ser abordados nas provas de informática de VUNESP. Esse trabalho a ser compartilhado advém de estudo e tendência das últimas provas, então aproveitem!



A ORGANIZADORA: VUNESP
A Vunesp apresenta sempre questões objetivas e geralmente simples. Na disciplina de informática essa regra é a mesma, ou seja, não devem surgir questões polêmicas ou duvidosas, basta uma leitura cautelosa e centrada na questão para não ser surpreendido.

As provas de informática da VUNESP não assustam, são simples e os candidatos devem fazê-las de forma tranquila, claro que precisam estudar.



QUANTO AOS ITENS A SEREM COBRADOS
Uso de Correio eletrônico: O candidato deverá atentar para os itens de anexação de mensagens, em especial quando respondemos ou encaminhamos a mensagem.

O uso dos protocolos POP (recebe mensagens eletrônicas de um servidor de email) e SMTP (envia mensagens eletrônicas de seu gerenciador de email para um servidor de email) geralmente são cobrados, então eles devem ser lembrados e conhecidos.

 
Uso do Excel: Independente da versão do Excel XP ou 2007, as questões sobre planilha de cálculo versam sobre fórmulas e funções. Os candidatos devem atentar sobre a correta construção de uma fórmula ou função, além de conhecer as principais funções. Citamos como exemplo: MAIOR/MENOR, MÁXIMO/MÍNIMO, MÉDIA, além de HOJE() e AGORA(). Uma ótima dica é lembrar das principais extensões dos arquivos do Excel: XLS (Excel XP) e XLSX (Excel 2007).

Conhecer bem os ícones apresentados na barra de ferramentas, barra de menu e barra de formatação do Excel pode facilitar as respostas de questões que frisarem esse ponto.

 
Uso do Power Point: O Power Point é um aplicativo para desenvolvimento de apresentações. Uma dica boa é entender bem suas extensões, ou seja, maneiras que podemos gravar uma apresentação para uso futuro, por exemplo: existe a possibilidade de se gravar uma apresentação para uso sem que o aplicativo esteja na máquina destino. Muita atenção para o novo padrão de extensão de arquivo para o Power Point 2007, que é PPTX.

Uso do Word: Mais uma vez o Word está presente para assustar nossos concurseiros. Pois bem, temos que desmistificar esse processador de texto. O que precisamos saber bem são as teclas de atalho, tais como CTRL+C, CTRL+V, CTRL+X, CTRL+P, CTRL+B etc.

Conhecer bem os ícones apresentados na barra de ferramentas, barra de menu e barra de formatação do Word pode facilitar as respostas de questões que frisarem esse ponto, por isso, o uso do Word é aconselhável para realizar uma boa prova.

 
Uso do Sistema Operacional Windows: Muitas mudanças ocorreram do Windows XP para o Windows (VISTA) 7. A interface gráfica é a parte visível para o usuário (essa interface é chamada de AERO). As teclas de funcionalidade do sistema operacional devem ser memorizadas, claro! O uso de ferramentas como BACKUP, DESFRAGMENTADOR E LIMPEZA DE DISCO são itens sempre cobrados, os quais precisam ser lembrados na hora da prova. No Windows 7 ainda há, exclusivamente, o BITLOCKER (criptografia da memória) e o READ BOOST (acelerador do Sistema Operacional Windows VISTA/7 pelo flash memory, normalmente pelo Pendrive).

Uso da tecnologia Internet: Os conceitos de Internet e Intranet estão em moda nas provas de concursos públicos. Acredito que o candidato deve se preocupar especialmente com conceitos de LINKS, SÍTIOS E PÁGINAS, além dos conceitos de segurança e criptografia. Saber as diferenças entre HTTP (navegação sem criptografia em páginas WEB) e HTTPS (navegação com criptografia em páginas WEB) pode ser um ponto de prova. E mais uma coisa, não esqueça do conceito de URL (endereço válido de internet, composto sempre de protocolo e domínio).

Forte abraço a todos e bons estudos!

De seu prof. Idankas.

 
 
PS: Todos os assuntos abordados nestas dicas são encontrados neste blog!

4 comentários:

Silvana disse...

Prof, no dia 27.02, a Vunesp aplicou a prova e trouxe uma planilha do Excel para que descobrissemos a média, o menor e o maior valor da questão entre os números dados.Sérá que tem como o senhor fazer a questão e mostrar como ela deveria ser calculada?Dados da prova: Vunesp, Escrevente Técnico Judiciário Campinas/Guarulhos, na Versão 2 era a questão 10.
silmomesso@gmail.com

Anônimo disse...

Pior mesmo foi a questão número 11, achei muito confusa. Será que não daria para recorrer?

Carolina Prates disse...

=MEDIA (A1:A3)- É A MÉDIA ARITIMÉTICA DOS VALORES DE A1 ATÉ A3, OU SEJA, 8+3+4/3=5

=MENOR(B1:B3;2)-É PARA MOSTRAR O SEGUNDO (POR ISSO O NÚMERO "2" DEPOIS DO PONTO E VÍRGULA)MENOR VALOR ENTRE B1 E B3, QUE É = 1

=MAIOR (C1:C3;3)-MOSTRA O TERCEIRO MAIOR VALOR ENTRE C1 E C3, QUE É O NÚMERO "2".

Att.,
Carolina Prates.

ronaldo disse...

BOA NOITE MESTRE,sou de Sao joaquim da barra _SP gostaria de dicas para prova do Cesp( correios 2011), informatica word e power point, pois faço curso FMB na minha cidade, agradeço sua atençao.